quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

WikiLeaks e a Música

 Já não é de agora que o mercado musical está mais democratizado e cada vez mais o acesso a ela é mais fácil. O mesmo vem acontecendo com informações confidenciais vazadas pela Internet através do WikiLeaks (WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis).Esse tipo de disseminação de informação e democracia, lembra o começo do Napster, que foi um dos percussores de distribuição de música de graça. É claro que o governo Americano tenta acabar com o vazamento dessas informações, mas isso só acabará quando desligarem a Internet no mundo todo!
capa da revista Rolling Stone -
edição Italiana
Não demorou para o mundo da música fazer sua homenagem ao WikiLeaks. A cantora cingalesa M.I.A e o canal do Youtube TheJuiceMedia: Rap News, lançaram suas homenagens ao WikiLeaks. M.I.A lançou um mixtape, sob o título de Vicki Leekx (que pode ser baixado gratuitamente aqui http://vickileekx.com) e o Rap News postou o vídeo no youtube (abaixo). O mais interessante foi a revista Rolling Stone Italiana, eleger o porta voz e editor chefe do WikiLeaks, Julian Assange, o “roqueiro do ano”. Segundo a Rolling Stone Italiana "Assange é um ícone como Che Guevara nas camisetas, como Mao para Andy Warhol. É o líder pop do fim da diplomacia e da segurança imperial. Assange é a verdadeira estrela do rock & roll dos anos 3000".



Um comentário:

  1. eu quero é q a musica seja democratizada... muitos grupos como Nine Inch Nails ja mostraram q isso é possivel. Qdo a gente vai parar de dar dinheiro as gravadoras e passar a da-lo a quem realmente merece, os proprios artistas?

    ResponderExcluir